O levantamento topográfico é o trabalho realizado pelo topógrafo ou agrimensor em uma determinada área. Esta tarefa consiste em realizar todas as medições de distância e altura necessárias para que, posteriormente, se elabore o mapa topográfico.

É importante para determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, etc e ainda representá-las graficamente em cartas (ou plantas) topográficas. A topografia é também instrumento fundamental para a implantação e acompanhamento de obras de todo o tipo, como as de projeto viário, edificações, urbanizações (loteamentos), movimentos de terras, etc. O levantamento topográfico consiste em um conjunto de operações para descrever pontos da terra no espaço, extrapolando estas operações em um mapa topográfico.
Assim se estabelecem as coordenadas geográficas, cotas, acidentes topográficos, fontes de água, malha de rios, redes de estradas, projetos eléctricos, industriais se for o caso, etc. Se deve coletar a informação de escala do desenho, legenda do que contém e variações ou erros de medições, a variação magnética ou astronómica no norte.